sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

SOMOS TODOS PALHAÇOS GOLOBAIS NO CARNAVAL



Será que alguém gostou da transmissão do “Carnaval da Globo”? Será que alguém da Globo está preocupado com isso? Sinceramente, não acredito. Se para eles o carnaval serve pra mostrar Pantene, Tim, Renaut, Bradesco, marmita da tia Zizinha que estava na arquibancada, então foi ótimo. O que eles menos mostraram era o mais importante. As escolas.

Há anos venho dizendo que o formato de transmissão deles é péssimo. Sem falar na questão da exclusividade nas transmissões, que já tratei aqui no blog no post “EXCLUSIVIDADE NOCIVA”. Por causa dessa exclusividade, ninguém vai ver o desfile das campeãs este ano, pois a Globo não vai passar e não cedeu os direitos de transmissão para nenhuma outra emissora. Eles tentaram até melar a transmissão da Champions League, mas a UEFA (União das Federações Europeias de Futebol) não deixou. A Globo não iria passar um jogo, mas a UEFA obrigou a emissora a transmitir ou ceder os direitos de transmissão. Lá a coisa é séria. Deveria ser assim em todos os eventos. Comprou os direitos, tem que passar ou ceder. Só assim, nós, consumidores, não sairíamos perdendo.

E eles não são horríveis só no carnaval. A cobertura do futebol e outros esportes também é péssima. O tal “Padrão Globo de qualidade”, nesses quesitos, não tem qualidade nenhuma. Eles têm transmissão em HD, “Ultra”, “Alta”, “Super” câmera lenta, “4.356” câmeras e conseguem não mostrar o que realmente interessa. Eles estabelecem um formato e vão com ele até o fim. O problema é que o formato é falho, ruim. Então são péssimos sempre, pois não mudam. Eles conseguiram estragar o UFC. Além de termos que aturar “o mala”, “o ultrapassado”, “o lunático” do Galvão Bueno, ainda cortam as entrevistas e até mentir sobre ser ao vivo já fizeram, lembram? Mas vamos falar de carnaval.

Vamos começar do início.

Desfile de domingo




Quase não vimos nada da Inocentes de Belford Roxo, coitada da escola. A Globo gastou mais tempo apresentando as “dezenas” de repórteres espalhados pela Sapucaí e periferia da avenida, camarotes de “sei lá o quê”, comentaristas que nada têm a ver com carnaval, do que a pobrezinha da escola. Agora vocês entendem porque a escola que sobe do grupo de acesso abre o desfile? É porque a Globo exige que seja assim, pois se fosse uma Beija-Flor ou uma Mangueira, eles não poderiam renegar a transmissão, como fazem com a pequena escola do grupo de acesso.

Partimos para as grandes:

A segunda escola foi o Salgueiro. Agora sim! Uma escola grande. Agora vamos assistir ao desfile todo! Só que não. Vamos ver só um pouquinho. Voltou do comercial (propagandas dos mesmos anunciantes que vimos exaustivamente durante o desfile. No “reloginho da Globo” no telão dentro do recuo da bateria, na arte gráfica nas arquibancadas e onde mais eles pudessem enfiar) e a escola já está tocando o samba deste ano. Ou seja, não vemos mais o “esquenta da bateria”. Aquele momento no qual os intérpretes (ex puxadores) cantam um samba antigo da escola e evocam os sentimentos dos componentes para mais um desfile. E o que eles mostram?

Take 1 – Ainda na curva da Presidente Vargas uma atris global qualquer, de fantasia, no chão, esperando o carro em que ela irá desfilar passar por ali para que ela entre nele. OK. E qual a pergunta “muito relevante” nesse momento em que a escola já entrou na avenida? “Qual é a emoção de desfilar pela escola tal?” Ora, faça-me o favor!!!! O que acha que a pessoas pode responder? “Ah, eu preferia estar em casa, mas vim dar uma pinta aqui”. Pô!!! Enquanto isso, estamos perdendo o desfile.

Take 2 – Uma panorâmica lá da Praça da Apoteose, só pra você ver que o desfile já começou e você está perdendo. Claro que com uma arte gráfica de uma propaganda qualquer na arquibancada.

Take 3 – Um repórter (que poderia estar de folga) na arquibancada mostrando uma marmita que a tia “Jozefa” trouxe pra família comer durante o desfile. E qual o texto desta “maravilhosa” e “relevante” informação: “Olha Luís, (Luís Roberto, narrador da Globo) tem empadão de camarão, frango, farofa... Tá bom aqui, hein”. Pelo amor de Deus!!!! A escola está passando.........

Take 4 – Vamos à dispersão com a “Fulana de Tal”. (mais uma repórter que poderia está curtindo o carnaval). E o que ela está mostrando? “Olha Luís, tudo certo aqui na dispersão, nenhum carro quebrou, os componentes saíram tranquilamente”. Sim, e qual é a notícia relevante que justifique não mostrar o desfile??!!!!

Nesse momento a escola já está quase no setor 3. Já estão na Avenida, a Comissão de Frente, o 1º casal de Mestre-Sala e Porta Bandeira, O carro Abre-alas e algumas alas. E nós não vimos NADA.

Depois, de mais algumas bobagens como : “Globoleza” apresentando o nome da escola (Como se a gente não soubesse quem está desfilando faz tempo, né?), Apresentação de como vem distribuída a escola, quantos componente, quem é o presidente, e várias informações ridículas para aquela hora, pois a escola já está desfilando, ora pois, pois!!!!!

Aí começa, enfim, a transmissão. Mas continua uma porcaria. Reparem que quando a emissora começa a mostrar PARTE da coreografia da Comissão de Frente, há uma coisa escrita no chão da Avenida. É a palavra MEIO. Isso significa que metade da Marquês de Sapucaí já está tomada pela escola, pois ali é o meio da Avenida. Pois bem. Como gastaram todo esse tempo mostrando um monte de porcarias, não têm tempo para mostrar a coreografia toda, mas eles têm que estragar ainda mais. Fazem “568” takes de “4” segundos cada. Mostram de cima, cortam pra baixo, cortam outra vez pro outro lado da Avenida, de cima de novo, um close no nariz do componente, e a gente não entende quase nada da coreografia que muitas pessoas passaram meses ensaiando. Parabéns. Vocês são demais com suas câmeras maravilhosas.

Um poco do Mestre- Sala e da Porta Bandeira. Você foi ao banheiro? Acendeu um cigarro? Leu 2 posts no Face pelo celular? Já era. Sinto te informar que você não vai ver a bandeira da escola novamente, porque eles não vão mostrar. Quem mandou você se distrair?

Aí vem o Abre-alas. Novamente um show de câmeras desconexas, closes exagerados, takes que ficam muito tempo mostrando muito pouco, além dos erros de informações dadas pelos apresentadores que o coitado do Milton Cunha (carnavalesco convidado para comentar) ficava consertando a toda hora. Aliás, o Milton Cunha foi uma das poucas coisas que a Globo acertou neste carnaval. Sabe tudo de desfile. É um craque.

A sequência das primeiras alas até que não é ruim. Tirando o show de horror de câmeras psicodélicas com cortes frenéticos.


A bateria é mostrada a exaustão. Mostram por dentro, por fora, de cima de lado, a rainha, a madrinha, o mestre, os ajudantes, até o cara que dá água na boca dos ritmistas. Mas o som... O áudio fica completamente fora do ritmo que o cantor está. Como os microfones estão posicionados dentro da bateria, ouvimos o som dos instrumentos primeiro do que a voz do cantor. Fica descompassado. Acertam numa coisa e erram em outra. Eita, Rede Globo......

Nesta hora Muitas alas já passaram pelo MEIO da Avenida, ponto em que eles começam a mostrar a escola. Como perderam muito tempo mostrando a bateria, têm que correr com as alas e não mostram quase nada. E assim se segue com o resto da escola. Os últimos carros passam pelas câmeras como se fosse uma corrida. Se o desfile da escola estiver atrasado, aí essa corrida parece Fórmula 1.


O fim é ainda mais trágico. Com uma hora e sete minutos de desfile, mais ou menos (lembrando que o desfile dura uma hora e vinte minutos), o formato quadrado e arcaico de transmissão da poderosa emissora, corta para o “Camarote de sei lá o quê” no qual está a podre Ana Paula Araújo, que tem a ingrata missão de mostrar Takes de 3 segundos com os melhores momento da escola que ainda não acabou seu desfile; ridículas declarações de internautas escolhidas a dedo pela produção, pois as minhas eles não leram. Nem poderiam; ler as notas dadas pelas pessoas que estão em casa, que assim como eu, estão tentando assistir ao desfile. Ou seja: a Ana Paula também podia está de folga. Além disso, ela ainda tem que pedir a opinião de pessoas convidadas que nada tem a ver com carnaval. Adoro a Fernanda Abreu. Mas cantando suas músicas. No seu ritmo. A lúdica Tereza Cristina é boa sambista, mas não entende nada de carnaval. É convidada para dizer que tudo estava lindo. Eri Johnson. Não vou nem comentar.


Ou seja: não vimos o fim do desfile. A saída da bateria do recuo, o último carro entrando na Apoteose, o portão se fechando e nem em quanto tempo a escola acabou seu desfile. A exceção foi a Mangueira, pois teve problemas e terminou o desfile além do tempo. Essa vimos.

Saindo do camarote, comerciais, aqueles dos mesmos anunciantes do desfile que vimos muuuuuito. E quando volta começa a saga novamente.

Essa é a transmissão de excelência Global.


Prezada Rede Globo, eu quero dizer que existe gente neste país e no resto do mundo que gostaria de ASSISTIR ao desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. Não a esse desfile que vocês transmitem, mas ao desfile real.

Prezada Liesa, sei que a grana é ótima, mas o espetáculo do qual vocês são responsáveis, perde muito com a transmissão da maior rede de televisão do Brasil.

Prezado Ministério Público, quando vocês vão investigar até que ponto o consumidor é prejudicado com a exclusividade nas transmissões de televisão? O consumidor não tem direito de escolha. Temos que aceitar a porcaria que nos dão, sem poder trocar de canal.

Porque não se criam cotas para as transmissões? Quanto custa a exclusividade? Muito, né? Dividam esse valor em 2 cotas. Vendam as duas e terão o mesmo dinheiro. Se a Globo não comprar, a Band e a Record ou o SBT compram. E nós podemos escolher. Quando a Globo cedia os direitos para a Band transmitir o desfile das campeãs, fato que não ocorrerá em 2013, a transmissão era ótima. Bem melhor que a da Globo. Pelo menos sabíamos a sequência das alas, assistíamos a toda a coreografia das Comissões de Frente, etc.

Eu tenho um formato pronto para a transmissão. Quem sabe um dia posto aqui.

Pessoal, vamos pensar nisso. A exclusividade em qualquer coisa quase sempre lesa o consumidor. Analisem. Cobrem. Metam bronca.

Então, tá. Chega de carnaval, pois já começou o ano.

Abç.

Eu ganho muito dinheiro na internet. Quer saber como? Acesse.

7 comentários:

  1. afff, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só rindo msm desse povo que tenta se aparecer criticando as grandes empresas, SE TOCA, o desfile exibido pela Rede Globo é excelente.

    Se você quiser se aparecer porque num coloca uma melancia na cabeça e sai andando por aí ao invés de ficar inventando mentiras absurdas sobre empresas de grande porte como por exemplo a Rede Globo.

    ResponderExcluir
  2. Não vou excluir o comentário.Não preciso "se aparecer". Isso aqui é um blog igual a qualquer outro. Acho que você não leu direito ou não assistiu o desfile pela TV.
    A liberdade de expressão ainda existe neste país. Não me importa se a empresa é grande ou pequena. Minha opinião será verdadeira sempre.
    Se você acha a transmissão excelente, parabéns. Minha concepção de excelência é outra. Cada um tem a sua.
    Eu respeito a sua. por favor repeite a dos outros.

    ResponderExcluir
  3. Desculpa amigo, mas você escreveu um monte de bobagens... você acha que a apresentação do nome da escola (que esse ano foi com a globeleza)é à toa? suas críticas em relação ao UFC e à Liga dos Campeões mostra o que disse na primeira linha... mas voltando ao carnaval, quem disse que a Globo não quis passar os direitos do desfile das campeãs? Você reclama das propagandas, mas como manter uma transmissão de 10 horas ao vivo sem anunciantes?

    concordo com as entrevistas desnecessárias, e em não mostrar a coreografia da comissão e do casal... agora vejo que você não entende de tv... eu também acho que deveria-se mostrar o esquenta e o grito de guerra, mas pra que ficar acompanhando a cabeça da escola até o setor 9? não ficaria massante? o desfile é dinâmico, se a globo colocou o setor 9 como ponto de mostrar o desfile, não tem motivo de ela ficar acompanhando o último carro até o final...

    quem paga essa conta?

    eu acho que a globo deveria fazer assim:

    mostrar a entrada da escola, até uns 15 minutos... (entrar 10 minutos antes da primeira escola para mostra os repórteres e comentaristas)
    ir para o comercial...
    mostras as entrevistas pré gravadas, como já faz com o camarote...
    e aí quando a comissão for fazer sua apresentação ao terceiro módulo, mostrar ala-a-ala...
    quando terminar passar aos comentaristas, como já faz, e se houver algum problema mostrar...

    Ah, em relação a falta de sincronia entre o som da bateria e dos cantores que você citou, é uma coisa chamada delay... quando quiser comentar sobre tv e transmissões ao vivo e carnaval, aprenda primeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Fernando.
      A apresentação da escola não é a toa, mas passa a ser, quando é feita 20 ou 25 minutos depois que a escola está na avenida. Perde o "time".
      UFC e Liga é a sua opinião. Repeito. Mas continuo achando a mesma coisa.
      A própria Globo declarou, em dezembro, que não cederia os direitos de transmissão do desfile das campeãs.
      Reclamo do excesso de propagandas. É claro que são necessárias.
      Não precisa acompanhar a mesma parte da escola até setor nenhum. É justamente esse o ponto. Se a Comissão de frente está no setor 9 é pq tem muita escola na Avenida. Não precisa acompanhar nenhum. O que não pode é não mostrar nada até chegar no meio, exatamente pq é dinâmico.
      OK. A transmissão ficaria melhor do jeito que vc citou. Mas não precisa se preocupar em mostrar a Comissão de Frente. Eles têm que fazer a coreografia completa na frente de cada módulo de julgadores. É só colocar câmeras em cima de 2 módulos. Se um não pegar, o outro pega. Serrei um gênio? Não. É fácil.
      Quanto ao deley é claro que entendo, já que fui operador de áudio, mas pode ser minimizado, e já foi. Antigamente, era muito pior, porém, pode melhorar muito. Foi só mais um detalhe.
      Novamente, obrigado pelo comentário.
      Abç.

      Excluir
  4. Sim, a Globo não quis transmitir e não cedeu o direito à nenhuma outra emissora. Em Novembro do ano passado o Boni deu uma entrevista para o jornal "O Dia" dizendo isso. Informe-se melhor, Fernando Júpiter.

    ResponderExcluir
  5. Só queria fazer uma correção ao seu texto. A escola que sobe abre o desfile de Domingo, pois é uma regra da LIESA. Não é questão de ser "pequena", já que no grupo de acesso tem Império Serrano, Viradouro e Estácio que são consagradíssimas no carnaval e teriam que seguir a mesma regra, caso subissem. Só complementando, a escola que fica imediatamente acima da rebaixada no grupo especial do ano anterior abre o desfile de Segunda, nesse ano foi "só"a Mocidade Independente. E em relação aos anunciantes, é chato, mas é necessário para que uma transmissão ao vivo seja feita, no futebol também é assim. No mais, concordo com você no seu texto.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelos comentários, Arthur.A regra é da Liesa, claro. Mas tem sim o dedo da Globo nisso. Se a escola que subiu é grande, a mesma está em baixa, já que estava no acesso. É melhor 'prejudicar' uma escola que estava no acesso do que uma que uma gigante do Especial. Entendeu? A lógica existe, mesmo nesses casos. Nunca irá acontecer com as que desfilaram no desfile das campeãs do ano anterior, por exemplo.
    Concordo. Propagandas são necessárias, pois sustentam o sistema. Compreendo perfeitamente. O problema de quase tido na vida são os excessos. Vou falar sobre esse tema aqui no blog. Fique ligado.
    Novamente, obrigado pelo comentário.
    Abç.

    ResponderExcluir