quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

EXCLUSIVIDADE NOCIVA


Até quando vamos permitir que empresas de mídia comprem direitos exclusivos de transmissão? Essas empresas usam os direito exclusivos contra o consumidor, expectador, cliente, ou seja: nós.
A Globo é a maior de todas as vilãs. Não que as outras sejam santas, mas têm um poderio menor, por isso, nos agridem menos. Só por isso.
A próxima maldade global já anunciada será no carnaval 2013. Eles têm os tais direitos exclusivos sobre a transmissão do desfile das escolas de samba, do Rio e de São Paulo. Neste ano de 2013, eles decidiram que não irão passar o desfile das campeãs. Até aí, tudo bem, já que em 2012 eles também decidiram não passar, mas cederam os direitos à Bandeirantes que transmitiu o desfile das campeãs, muito melhor que a poderosa Rede Globo, diga-se de passagem. Acho que o êxito da concorrente no ano passado contribuiu para que a toda poderosa Globo simplesmente decidisse que ninguém vai ver o desfile das campeãs este ano. Isso mesmo. Eles não vão transmitir e não vão ceder os direitos para que outra emissora o faça. Ou seja: o espectador, o cliente, o consumidor, nós perdemos o direito de ver as 6 melhores escolas de samba do planeta pela TV no sábado após o carnaval. Aquela ressaca carnavalesca; aquele último suspiro sambístico; a comemoração pelo campeonato; a constatação de que as 6 escolas mereceram ou não; aquela discussão de quem ficou de fora e deveria estar lá; este ano não haverá nada disso por que a Globo decidiu que a festa não é mais popular. Decidiu que não merecemos assistir a nossa festa. Eles não estão nem aí pra quem viajou pra curtir o carnaval de outras cidades, outros estados e voltou na quarta-feira de cinzas ou na quinta e não viu nada das escolas de samba. Esses, se gostarem do desfile das escolas de samba, só assistem às 6 melhores no sábado após o carnaval, mas este ano nem isso. Eles não estão nem aí pra popularização do samba, pra divulgação da cultura popular, pra disseminação das artes, pra nada. Pra ninguém.
É uma maldade com as escolas de samba que trabalharam o ano inteiro e conquistaram as primeiras colocações e ninguém vai ver. É uma sacanagem com quem gosta de carnaval e não pode assistir as melhores escolas desfilarem. É uma burrice promover a tal Globo Internacional e não transmitir as melhores escolas do maior espetáculo da Terra, como eles mesmos dizem.
Devo dizer que a transmissão da Globo é horrorosa. Transmitem carnaval há 50 anos, sei lá, e não aprenderam. Quadrada como não deve ser o carnaval. Repórteres espalhados mostrando várias coisas que ninguém quer ver, enquanto a escola está passando na avenida. Camarote do Samba no qual sambista tem poucos ou nenhum. Informações nada relevantes ao evento. Quando começam a mostrar a escola pode-se ler no chão da Marquês de Sapucaí a palavra “MEIO”. Ou seja: a escola já está no meio da avenida e você não viu nada ainda. Com isso, da metade da escola pro final, é uma correria só e a gente não vê nada direito. O último carro só de relance, já que tem que cortar pro comercial. A saída da bateria do recuo nunca é mostrada, pois já está no comercial na hora em que os componentes estão saindo. Enfim, é péssimo. Mas já que têm os direitos, passem! Transmitam do jeito que der.
Apelo à força da poderosa voz popular do século, que são as redes sociais, que façam muito barulho, mesmo que não gostem de desfile e/ou de carnaval. O movimento tem que ser da sociedade, pois hoje é o desfile das campeãs que não será transmitido, amanhã quem sabe o que não vamos assistir por gosto da Globo ou por falta de anunciantes? Ou porque não vai dar o lucro esperado? Ou porque resolveram passar outra coisa no horário? Ou sei lá porque?
Uma coisa será melhor este ano, em relação à transmissão do carnaval. Eles desistiram de fazer os cariocas engolirem o desfile das escolas de São Paulo. Nos últimos anos fomos obrigados a assistir as escolas de São Paulo. Com a divisão das ligas do Grupo Especial e o Grupo de Acesso em duas ligas independentes, essas puderam negociar a transmissão separadamente. Com isso, outras emissoras passaram o desfile do Grupo de Acesso no mesmo horário em que a Globo estava transmitindo as escolas de São Paulo. A poderosa líder cresceu o olho, já que a audiência carioca migrou para as outras emissoras para assistir as nossas escolas, claro. Uma coisa tão óbvia que só a soberba não faria ver. Este ano, a Globo também tem os direitos sobre a transmissão do Grupo de Acesso e divulgou que irá transmitir.
Aos que lêem este artigo e dão de ombros para participação em qualquer movimento relativo ao carnaval por não gostar, lembro que a Globo tem os direitos de transmissão da Champions League, por exemplo. E esta malfadada exclusividade quase permitiu que a Globo não transmitisse jogos. Só transmitiram ou cederam diretos para que outras emissoras passassem os jogos, por força da UEFA. A entidade do futebol europeu obrigou a Globo a transmitir ou ceder os direitos.
Emissoras de TV obtêm uma CONCESSÃO do governo. Eles têm que cumprir regras definidas, inclusive de disseminação de cultura. Não seria o caso de pressionar o governo e fazê-los pelo menos ceder os direitos? Até quando eles vão decidir o que nós vamos assistir? Vamos nos mexer?
Então tá. Abç. a todos. 
André Maciel  

4 comentários:

  1. Se por um lado a internet está aí para democratizar as informações, por outro as emissoras de televisão (mídia de massa) parecem caminhar no sentido inverso, monopolizando informações e chegando ao cúmulo de esconder as transmissões.

    Isso chega a ser uma covardia. Também gosto de carnaval e convido você para acessar www.utopiadefato.blogspot.com (lá falo de diversos assuntos, incluindo esse).

    Enfim, o mínimo que pode ser feito é uma regulamentação para proibir esse tipo de abuso. Já não basta transmitirem de maneira amadora, agora simplesmente nos privam de acompanhar os desfiles das campeãs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu blog já está em meus favoritos. Obrigado pelo comentário. Temos que nos movimentar. Fazer barulho para tentar que no ano que vem isso não se repita.

      Excluir
  2. Tudo que você escreveu é verdade, concordo plenamente. Não dá para entender como a Liga das Escolas de Samba deixa isso acontecer!!! Ficarei privada de ver uma programação que gosto porque a emissora que detém os direitos não quer passar...é brincadeira!!! Eles precisam é aprender a transmitir corretamente o desfile. Deixei de ver muitas coisas das Escolas de Samba porque a câmera não mostrava, sem contar que eu sabia mais que os apresentadores. Lamentável!!! Torcendo para 2014 ser tudo diferente, o Carnaval é do povo, se existe alguma exclusividade, esta sim, é do povo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Mariza. Sobre a transmissão, escrevi em outro post: SOMOS TODOS PALHAÇOS GOLOBAIS NO CARNAVAL.
    Se puder ler e comentar também, agradeço. Veja o comentário que fizeram lá e veja se concorda.
    Novamente, obrigado.

    ResponderExcluir